terça-feira, setembro 09, 2008

color it!

Devia ter vergonha, eu, não haver posts DESDE FEVEREIRO! Era muito mais honesto ter fundado outro blog!

(fundar.
do Lat. fundare

v. tr.,
estabelecer os fundamentos, pôr as primeiras pedras, os primeiros materiais para qualquer construção;
edificar, erigir, construir;

fig.,
instituir, inaugurar;
firmar, apoiar, basear;
sondar, aprofundar;

pop.,
pôr tampos (em tonéis, pipas, etc. );

v. refl.,
fig.,
apoiar-se, basear-se, estribar-se.
)


Pensando bem, honestidade não é minha praia. Não que queira dizer que eu seja desonesto. Para o bem da verdade, este blog merecia este post. Ele nasceu de lá, cedo de manhã, me viu no alto e lá embaixo e sempre esteve aqui com 1 ou dois comentários por post e 1 ou 2 posts por mês. Ele sou eu ontem, anteontem, provavelmente amanhã, e tudo o mais, e tenho certeza, certezacertezacerteza que eu sou eu mesmo de qualquer outra hora. Sem dúvida diferente. Mas o mesmo.

Então o que eu tenho que dizer a meu querido diário? Primeiro, desculpe, embora isso não adiante em absolutamente nada, e segundo que eu terminei a faculdade, e é isso.

Aqueles ventos de posts atrás sopraram na minha janela.

E agora?

Tudo entrará em technicolor? Ou tudo voltará ao black & white? Voltei pra minha casa? Terei de procurar o mágico de Oz?

Isso tudo não merecia versos?

Mereciam. Toda minha petulância agora se encheu em minhas veias e tomou todo o lugar da poesia.

E agora veio o vento bagunçar tudo e me fazer mudar, que nem Dorothy ou qualquer outro personagem de qualquer história.

Este post é só isso. Eu tenho vinte e seis anos, hoje. Toda culpa que sinto acerca da imaturidade é planta que semeei, e Deus sabe se é tudo. De minha cabeça só existem interrogações. De meu coração só vazio. De minha pele gordura, cravos e caspa. De meus olhos sono. Como fazer versos?

Fazendo. É necessário fazer arte, senhoras e senhores. Eu estava num restaurante com ana e ela falou de uma capa de CD que a ofendeu pq se parecia com uma parte do corpo que por algum motivo é chamado pelos arcaicos de "vergonha" . Não disse assim, mas deu a entender que a ofendeu. Eu falei a ela que aquilo era Arte e por isso as vezes choca. Ela olhou pra mim e disse que desse a ela uma dança de patinação no gelo e ela mostraria o que era arte, e eu dei de ombros e disse que aquilo também é arte, mas aí ela já não prestava atenção.

Arte tem a mesma qualidade de definição que quente e frio. Arte não é algo por si, mas algo que move aquilo que é algo por si. Arte está na poesia, na música, na dança, na cinematografia, na fotografia, no texto, na cozinha, na corrida, no jogo de cartas, de tabuleiro, na matemática, na física, na ciência, na marcenaria, na mecânica de automóveis, na medicina, na engenharia de construção de um prédio, na construção de um prédio, num prédio, na programação, no crime, na......... Quando se diz estado da arte significa dizer o estado em que se encontra a "ciência" daquilo (aspas para as palavras convenientes, não sendo necessariamente verdadeiras, sim?). "Este novo televisor em OLED reflete o estado da arte em tecnologia de projeção".

Arte. Não é dadaísmo, mas sim, gasolina (da aditivada até a alterada). Faça arte, no trabalho (literalmente) ou em casa (não-literalmente), a fim de voltar à sua infância e tentar, só tentar, resgatar sua criatividade. Existem poemas que não são arte, existem programadores que são (ou pelo menos se sentem como) artistas em C++. Uma capa ilusória e provocativa é arte, uma capa de cd de aline barros, não. Alpha Centauri é próxima do sol. De onde você está olhando a Alpha Centauri? Daqui é longe demais. De lá do cruzeiro do sul são vizinhos. O que é arte?

Artecombustaparameuparadeiroofoguete quepulaeco rre corre c o r r r e
p



a




rrrrrrrrrrrrrrr





a




a

q
u
ele
sorriso
sonso e desligado (ou não estaria de perfil) da lua.

Quero sorrir, e ando em dúvidas, diário, mais do que nunca estive, e meu coração pede, implora, pranteia-se, rasga-se por fome. Minha consciência, de Deus. E minha tranquilidade, de salário.

Preciso da Arte para o sentido inverso, meu querido, pois eu já li quadrinhos por demais.

(mas acho que antes, acho que preciso de fazer umas viagens.)

music of the day: Victor Wooten - I Saw God

"Predição é muito difícil, especialmente sobre o futuro."
Niels Bohr

Marcadores: , ,

4 Comments:

Blogger suzana said...

... aí do fotolog eu [/tangereene] vim bater aqui e ficou inevitável não dar um rasante estabanado sobre o ninho do cuco x)

ainda tô na estrada de tijolos amarelos. sinto que além de ir ao mágico ou voltar pra casa, tem também a possibilidade de rodar o filme com the dark side of the moon tocando e descobrir que é tudo outra coisa.

só sei sua prosa é poética.

e sem arte nois tamo fudido mesmo =P

2:46 PM  
Blogger Cacau Maria said...

Meu caro, me identifiquei com a época que me formei... Nossa, era assim mesmo que eu me sentia... E que por um bom tempo ainda senti (será que isso ainda não se aplica a mim nos dias de hoje? hum... provável...).
Estamos juntos nessa incrível estrada de tijolos amarelos...
Adorei o texto... Sinto saudade de nossas conversas no msn... Até elas carregam, entre as nossas mal traçadas linhas, um pouco de arte...
Ah, respondendo a sua pergunta: o encontro ocorreu faz muito tempo...
Escreva mais!
E procure, sim, o mágico de Oz!

10:33 AM  
Blogger Cacau Maria said...

Ei, mocinho, saudade das nossas conversas... E o pior, vou ficar sem pc a partir de domingo :(
Vamos ver se a gente conversa daqui para amanhã!
:**

5:59 PM  
Blogger ianniu said...

"De meu coração só vazio." - me estressei nessa frase. :@

12:57 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home