terça-feira, maio 31, 2005

Wave to it, Slowly, a Sad Goodbye!

Não dói. Mas incomoda. Você passa sua cabeça no travesseiro, e não sente prazer em sentir o tecido passando suavemente sobre seus cabelos. É como se o couro reclamasse, mandasse parar com isso, chato e solitário.

Mas isso é o de menos. A dor é cotidiana, de uma maneira ou de outra.

É o de menos também vc sentir desprazer ao se pentear, ou colocar um remédio fedorento, ou ter de passar o shampoo e não sentir cafuné nenhum.

É muito ruim quando vc brinca com uma criança e ela puxa seu cabelo, e vc sente dor e medo que o cabelo de repente seja arrancado feito grama do cocuruto. Mas tb não é o pior.

Ruim tb é quando vc tem 22 anos, só, e vc vai perdendo uma coisa que lhe dava até um certo orgulho, e nunca mais conseguir tê-lo novamente. É como envelhecer muito cedo. Você olha pro espelho e vê um vão, indubitável, sem nenhuma necessidade de ouvir os amigos lhe dizer: "ná! não tá tando assim!"

Mas não é o pior.

O pior é a sensação de perda. Não sou vaidoso nem nada, mas o cabelo, quando bem arrumado (qd ele precisa ser) te faz se sentir bem, bonito. Mas não é isso tb...

É mais como vc perder uma coisa que vc tem desde que se entende por gente, e gosta dele, e tem um detalhe que te dá um certo orgulho. E vai e ele se vai. Não é perder a mão, mas ainda assim, é parte de você.

Mas suponho que viver seja isso, perder as coisas. É perdendo elas que vc vai se tornando mais forte, né? Ganhar é maravilhoso, manter é recompensador, perder te faz aprender. Eu me seguro por isso.

Mas é tão ruim vc se despedir deles ao acordar e ver, muitos deles, ali, na cama, como folhas caídas no outono.

music of the day: Audioslave - Like a Stone

""verdadeira audácia foi a de quem comeu a primeira ostra"
Jonathan Swift (Brigado Ianniu!)

quarta-feira, maio 18, 2005

Dream With It!

Eu adoro sonhar, e odeio dormir em ônibus... (seria muito prazeroso dormir neles se vc pudesse ficar deitado, ou coisa assim, não sentado com o pescoço a doer e a ser acordado sempre que vc alcança o sono REM.)

E eu amaria ter um gravador de sonhos. Eu sonho com muitas coisas. Sei que sonho! Mas nunca consigo me lembrar deles. Seria maravilhoso se tal objeto existisse.

...

A última vez que dormi em um ônibus, eu sonhei, e o sonho era muito vívido - pois eu me lembro dele (agora só tem uns cacos grandes, eu gostaria de saber por que os sonhos são tão voláteis) - e muito pertubador - pois tinha um significado...

Eu sonhei com um bebê, um pouco gordinho, feliz. O pano de fundo era branco e sempre fica branco. Há um detalhe q eu n me lembro muito bem do sonho, em que ele de repente conhece algo ou alguém, e sua felicidade se desvanece, e chora, como se precisasse de algo...

Então ele se divide formando duas criança mais velhas, que encontram com outras que ao que parecem se dividiram por fora de minha visão (acho! esta é mais um vão entre um caco e outro) que aí vão se dividindo e se encontrando e, sempre aos pares, formando quatro pessoas cada vez mais velhas e menores e sem personalidade numa mistura que só os sonhos nos dão de caleidoscópio com processos de divisão celular semelhantes aos dos paramécios (se eu bem me lembro de biologia, o q n quer dizer naaaada!)...

... daí, aparece uma cara feia no meio, como se fosse um gollum, só que com dentes afiados, e as pessoas muito pequenas para poder ver suas personalidades e muito multiplicadas e muito velhas. E aí eu acordo, com o significado inteiro na cabeça como se ela tb tivesse feito parte do sonho e portanto começando a sumir.

E aí eu acordo com uma rara hora de sol do meio da viagem, muito perturbado.

O significado que fazia parte do sonho eu tentei anotar na hora, mas ficou muito aquém do que eu realmente havia entendido. Acho que ele foi mais uma daquelas coisas que se absorveram na minha mente e não consegue sair por palavras, simplesmente.

Além disso, dizer o que os sonhos significam caiu de moda. É muito mais divertido pensar neles e entender o que eles tão dizendo por si mesmo. Não pense vc que eu tenho pensamentos sarcásticos sobre a cara de diabinho sem chifre. Mas tb não pense que estou aterrorizado com ele.

Mas ele assusta, como um vírus da AIDS que vc pega, e não pode mais largar dele.

music of the day: Estava eu vendo o SoundTrack Channell qd eu vi um clip muito bom e criativo e engraçado, e era um tema do filme Les Triplettes de Belleville ou Belleville Rendez-Vous, enfim, procurei no emule com esse nome e achei e curti muito e to querendo ver esse filme.

"Eu gostaria de criar Home Pages, mas não sei o que elas comem"
Frase infame para celebrar as perspectivas deste final de período.

segunda-feira, maio 09, 2005

Jornada de um Barco em Queda Livre - Capítulo 1

Você está num carro em direção a um foguete espacial, e estão dentro dele pilotos, engenheiros, cientistas, e o ambiente é de excitação e, mesmo você não entendendo nada do que dissessem, sabia do que estavam falando.

A plataforma é tão imensa, e os espíritos de vc e dos pilotos, engenheiros, cientistas, tão sólidos, sentem-se esticando esticando, presos entre o carro e a estação. E que quando chegassem na plataforma se arrebentassem em uma inexplicável sensação. Dentro, o foguete espacial, mesmo com tantos detalhes, não conseguem fazer vc absorver nenhum deles: seus olhos, nas mãos, estão no cinto de segurança e na janela que lhe aponta o destino.

Instruções brotam do nada e vc não as entende, mas os pilotos, engenheiros, cientistas, ao que parecia, sim, pois obedeciam e respondiam sem desentendimentos.

Daí o nada começa a contagem...

10...
9... (Em 4 de junho de 1996, menos de um minuto após o lançamento, o foguete francês Ariane 501 se autodestruiu. A conclusão, segundo investigações de uma comissão presidida pelo matemático francês Jacques-Louis Lions, do Colégio de França, foi a de que a destruição foi causada por uma falha provocada por uma anomalia na execução do software: uma conversão de dados de um número de 64 bits em ponto flutuante para um inteiro de 16 bits com sinal. O valor do número em ponto flutuante era maior do que poderia ser representado pelo inteiro de 16 bits com sinal. O resultado foi um operando inválido. Problema este que poderia ter sido resolvido por um graduando em ciências da Computação capaz)*
8...
7...
6... (Einstein e Hilbert desenvolveram uma nova teoria da gravidade chamada relatividade geral, publicada em 1915. Esta teoria prediz que a presença de matéria (gravidade) "distorce" o ambiente de espaço-tempo local, fazendo com que linhas aparentemente "rectas" no espaço e no tempo tenham características que são normalmente associadas a linha "curvas". Embora a relatividade geral seja, enquanto teoria, mais precisa que a lei de Newton, requer também um formalismo matemático significativamente mais complexo. Em vez de descrever o efeito de gravitação como uma "força", Einstein introduziu o conceito de espaço-tempo curvo, onde os corpos se movem ao longo de trajetórias curvas.)**
5...
4...
3... (No século IV a.C., Parmênides de Eléia concebia o universo como "a massa de uma esfera arredondada que se equilibra em si mesma, em todos os seus pontos". Heráclito de Éfeso via o mundo como contínuo movimento e constante vir-a-ser. Dois mil e quinhentos anos mais tarde, como se prolongasse e desenvolvesse essas intuições originais, Albert Einstein, que também concebeu o universo como uma esfera, falou "da razão poderosa e suprema que se revela no incompreensível universo".)***
2...
1...("Ground control to Major Tom / Ground control to Major Tom / Take your protein pills / And put your helmet on / (10) Ground control to Major Tom / (9 - 8 - 7 - 6) Commencing countdown, engines on (5 - 4 - 3 - 2) Check ignition / (1) And may God's love be with you /)
Liftoff!"****

E vc não sabe se foi pela agitação provocada pelas turbinas, ou se pela pressão da física sobre seu corpo ou se pela grande agitação de seus sentido que fez vc perder os mesmos por uns momentos. Mas, logo acordando, vê: vc, o foguete, os pilotos, engenheiros, cientistas, todos sobem, não como num avião onde os comissários pedem para não fumar, mas como um raio em uma velocidade que de tão lenta vc poderia enxergar os elétrons se comportando como partícula e energia para que, ao correr pelos céus, fosse encontrar um equilíbrio para o potencial da qual vc faz parte.

E pela janela vc consegue ver se aproximar o teto do mundo, e este, se escurecendo, lhe faz pensar que estivesse anoitecendo rápido demais. Estrelas vão surgindo e embaixo vc vê o céu e finalmente percebe que todo o tempo em que vc viveu, vc esteve de cabeça para baixo.

As estrelas são seu chão. O mar é que é o céu. E a Terra uma espécie de paraíso em que vc volta quando fosse morrer. Com este pensamento, vc sorri, e todo o medo não mais lhe aterroriza. A saudade será seu alimento e voltar será inevitável destino.

Feliz e triste, você volta seus olhos para o seu chão e começa a lutar para cair... Cair! Pisar os seus pés em degraus desconhecidos, conhecer seus transeuntes, e descer...

Os pilotos, engenheiros, cientistas trabalham para chegarem à estação espacial e vc, ao conhecê-la, entende sua arquitetura maravilhosa de abrigo seguro em uma ilha impossível de chegar. E vc vê que um dos experimentos que habita aquela casa é a de um pequeno barco espacial de fácil navegação, infinita oxigenação, malas para guardar tempo (memórias e provisões), asas para voar turbulentos céus, calefação para mergulhar, velas para navegar pelos ventos solares, uma pequena foto da Terra sua casa seu céu seu paraíso, uma bússola estranha, armas para que não te dêem para-quedas, para-quedas, música, uma caixinha de música com uma bailarina dançando e um toque suave e sutilmente protetor, uma casca de banana, chocolates, uma pequena lanterna, um pequeno espelho...

... e vc não pára para imaginar porque você tem ao seu alcançe este barco sem guarda. Você não olha para os pilotos, engenheiros, cientistas ocupados. Você toma o barco como seu durante o sono deles, aciona seus remos, olha para sua casa e a beija.

Então você olha para o chão e cai.

Salvo algumas liberdades:
* - http://www.ime.uerj.br/~demoura/FAPERJ-SBM/ariane/
** - http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade
*** - http://www.geocities.com/ceifadordasalmas/fabulas/universo
**** - David Bowie - Space Oddity

terça-feira, maio 03, 2005

Post it for pleasure!

Vou postar pelo prazer de postar. Me sinto um pouco febril hj, com péssimas disposições e muito para o que fazer. Meu humor não muda, mesmo que eu fique mais agitado ou mais concentrado. Não sei por que diabos a porcaria do linux acha q meu pendrive tá sem espaço. Mas ainda assim, estou de bom humor.

Estou em fase de mudanças. De novo? Bom, essas coisas costumavam acontecer demoradamente entre um vento e outro. Acho q isso faz parte da mudança... mudar com mais frequência... ou chegar a outro estágio. Sei lá, Só sei que estou gostando de separar-me de mim mesmo, neste momento. Preciso aproveitar. Mas ainda preciso saber até que ponto preciso me mover para mudar, e, pela frente, só vejo brumas...

... E por falar em brumas, de repente o caminho do fotolog se tornou esfumaçado também. É como se eu tivesse uma faca e um queijo e um pão e manteiga e fome na mão e não soubesse o que fazer. Um pão com queijo? Poderia... mas não quero. Gosto de pratos exóticos, e se ele não for bom, vou para outro. A vida...? "é siiimpleesss"! Exatamente, exatamente!

Bom, o que dizer mais? Ah, sim, ultimamente eu ouvi falarem muito sobre o tempo... Ninguém me perguntou, mas eis o que acho do tempo:

Inexprimível, o tempo não pode ser lutado contra. Talvez uma corrida, vc leva seu cavalo o mais rápido que pode até a linha de chegada antes dele. Alguém viu Seabiscuit? Sempre se deixa o cavalo correr pouco até chegar na reta final, depois, quando se chega nela, vc precisa olhar nos olhos do tempo e desafiá-lo. Aí vc corre. Vc perde, ou vc ganha. Ao perdedor, o ódio contra ele, ou a compaixão. Ao vencedor, a medalha.

Inexprimível, ele é nosso chão, assim como a Terra também o é. Ninguém pode contra a Terra. pode-se ameaçá-la com poluições e destruições, mas não se pode pará-la, a não ser por uma quantidade de energia impossível de conseguir. Mas a Terra nos prende, contra sua gravidade, nos impedindo de voar e de chegar em lugares incríveis (As naves te deixam voar um pouco, mas vc continua dependente de sua casa). Nem os pássaros podem voar tanto, e mesmo nos provocando inveja, não podem seguir para a infinitude do espaço.

O tempo é nossa Terra. Estamos limitados dentro de nosso próprio tempo. temos 100 anos ou menos para poder aproveitar a vida, assim como temos a Terra em sua maioria para aproveitar a vida. É preciso amar o Tempo, como se deve amar a Terra. Os velhos podem dizer melhor que eu, mas acho que se acharmos que os efeitos do tempo são coisas para ser desviadas, bem, elas não podem. Se nós maquiamos a Terra, também podemos maquiar o Tempo. Existem viajantes do Infinito? Talvez... Existem imortais? Talvez... O Tempo é inexprimível, e somos muito pequenos para ele se importar se devemos odiá-lo ou não. Respeitar é melhor, da mesma maneira que a morte... eu acho.

...

A mãe de um amigo faleceu por erros médicos. A mãe de outro amigo está extremamente doente. Gostaria de saber o que dizer a eles... Nada, talvez? Acho que não.

music of the day: Beatles - All You Need is Love.

"Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso."
Anônimo, em uma questão do ENEM. Acredito q há bem mais de onde esta veio.